Exclusão Social
As «exclusões» são de uma forma geral, dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. Estes grupos «excluídos» ou, que sofrem de exclusão social, carecem assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceites pela sociedade que os rodeia.
A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa, pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, factores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente.
Tipos de Exclusão Social
Existem diversos tipos de exclusões sociais, Alfredo Bruto da Costa (1998), referiu que as exclusões sociais, deveriam ser definidas consoante as causas que apresentavam e os efeitos que exigiam. Nesta perspectiva, o autor categorizou a exclusões sociais de cinco modos: a exclusão de ordem económica, social, cultural, patológica, e comportamentos auto-destrutivos.
Exclusão Social de ordem patológica:
-Exclusão devida a factores de natureza psicológica e mental.
Ex.: doentes psiquiátricos
Exclusão Social de ordem económica:
-Esta forma de exclusão caracteriza-se pelas más condições de vida, pelos baixos níveis de instrução e qualificação profissional e pelo emprego precário instável, sem contrato, mas remunerado.
Ex.: sem-abrigo
Exclusão Social de ordem cultural:
-Em que fenómenos como o racismo, a xenofobia ou certas formas de encarar o racionalismo podem só por si, dar origem a exclusão social de minorias.
in https://exclusaosocial12.blogs.sapo.pt/571.html